Em uma época em que passamos muito tempo confinados em nossas casas, é de se pensar nas grandes influências causadas pela pandemia. O conceito aberto, tão popular durante anos, ainda faz sentido quando pai e mãe precisam trabalhar em casa enquanto filhos correm e brincam no mesmo ambiente? A falta de espaço ao ar livre ou a escassez de janelas bem posicionadas está fazendo com que você precise investir em um visual mais biofílico?

A se pensar nessas questões e em muitas outras, arquitetos de todo o país e do mundo preveem as melhores maneiras para ajudar a suprir tais necessidades.

1. Os halls de entrada merecem muito mais atenção

As novas construções deverão delimitar de modo mais distinto a interação interno/externo. O design deverá ser planejado de modo a evitar a contaminação de nosso “santuário” íntimo – Uma chapelaria logo na entrada para pendurar roupas e guardar sapatos passa a ser algo necessário ao dia a dia.

2. Aderência aos materiais antibacterianos

Com a evolução rápida e fatal da pandemia, que causou sérias consequências a toda população, aumentou-se também o foco na limpeza e assepsia. Tal fato leva o mercado da arquitetura a acreditar que materiais como cobre e krion (antimicrobianos) usados geralmente em bancadas e acabamentos de banheiros ganharão força.

3. O espaço ao ar livre será o 1° na lista de desejos

O “evitar sair de casa” foi para muitos motivo de stress e ansiedade. Quando planejado um espacinho ao ar livre nas residências, diminuímos as sensações de desconforto e enclausuramento causados por longos períodos em ambientes fechados.

4. Plantas baixas em conceito aberto deixarão de ser preferência

A grande febre das plantas baixas em conceito aberto – onde paredes são eliminadas para mesclar espaços – ganhou fama por trazer uma circulação mais livre, deixando também os ambientes mais arejados e com visão mais ampla. Porém, a medida em que as pessoas tem de se adaptar a trabalhar e estudar em casa, descobrem a necessidade de espaços mais definidos.

Será que devemos então abrir mão do conceito aberto?

Uma alternativa que os arquitetos devem trabalhar é a criação de ambientes flexíveis. Portas de correr que integram ou separam espaços podem ser uma boa opção. Hoje também já temos a recorrente adaptação de um pequeno escritório nos quartos, que já era uma área íntima naturalmente separada da área comum.

 

Fonte de pesquisa: https://www.apartmenttherapy.com/how-coronavirus-will-change-homes-36746564